Enfermeiro - SCIH- Concórdia - Fundação Hospitalar São Francisco de Assis - Belo Horizonte

Responsável pela vaga:

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Fundação Hospitalar São Francisco de Assis

  • Atualização: 19/02/2025 16:48
  • Data limite para inscrição: 20/03/2025

Informações

Enfermeiro

Salário: R$4.853,46+ benefícios

Horário: Segunda a Quinta de 07:00 ás 17:00 Sexta de 07:00 ás 16:00

Requisitos/Exigidos: Superior Completo em Enfermagem / Conhecimento técnico em controle de infecção hospitalar 

Desejável: Pós Graduação em Controle de infecção / Vivência como enfermeiro ou acadêmico de enfermagem em controle de infecção hospitalar.

Enfermeiro

Salário: R$4.853,46+ benefícios

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Horário: Segunda a Quinta de 07:00 ás 17:00 Sexta de 07:00 ás 16:00

Requisitos/Exigidos: Superior Completo em Enfermagem / Conhecimento técnico em controle de infecção hospitalar 

Desejável: Pós Graduação em Controle de infecção / Vivência como enfermeiro ou acadêmico de enfermagem em controle de infecção hospitalar.

 O enfermeiro do serviço de controle de infecção é responsável pela prevenção e controle de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde – IRAS através de atividades de busca, notificação, capacitação e orientação de profissionais, pacientes e acompanhantes. Ter uma conduta ética, agindo com respeito com a legalidade; • Ter como norma o código de ética profissional bem como as legislações pertinentes; • Tratar todos com cortesia, ter entusiasmo e planejamento; • Verificar pendências em caráter de urgência diariamente; • Realizar leitura de e-mails e respostas aos mesmos; • Gerenciar as rotinas setoriais e os processos de qualidade implantados; • Realizar o gerenciamento e acompanhamento de patrimônio setorial (Mobiliários e equipamentos); • Realizar solicitação de Serviços e Compras via Sistema GestHos; • Acompanhar as Ordens de Serviços (preventivas e corretivas) setoriais; • Acompanhar os insumos, estrutura física e equipamentos necessários para funcionalidade do setor sem prejuízo da rotina setorial; • Participar ativamente das ações, treinamentos do grupo gestor; • Participar ativamente das ações, treinamentos e reuniões realizadas com a gerência; • Controlar os custos setoriais e aplicar redução de custos sempre que necessário ou solicitado; • Elaborar o orçamento setorial, através de série histórica e produção setorial realizada com estimativa de melhoria no crescimento financeiro, garantindo o equilíbrio institucional; • Realizar mensalmente reunião setorial; • Realizar a gestão de indicadores setoriais, Sistema GestHos Web – Módulos Planejamento Estratégico; • Realizar apresentação dos indicadores conforme cronograma institucional; • Levantar a necessidade de treinamento, conforme definido em PAT setorial; • Promover treinamento e participar dos treinamentos institucionais; • Acompanhar e monitorar os planos de ação setorial no Sistema GestHos Web – Módulos Planejamento Estratégico; • Acompanhar as ocorrências, respostas e planos de ações no Sistema GestHos Web –Módulos Ocorrências; • Elaborar e validar documentos setoriais e institucionais pelo Sistema GestHos Web – Módulos Documentos; • Validar e monitorar os acordos realizados em mapa de processo a fim de promover a melhoria continua; • Monitorar e gerenciar os riscos setoriais, conforme Política Institucional de Gerenciamento de Riscos; • Participar das comissões nomeadas e cobrar da equipe participação e atuação; • Realizar atividades propostas pela qualidade; • Avisar ao seu superior imediato sua ausência, atraso e permissão em falta programada/saídas antecipadas; • Implantar os requisitos do Manual da ONA conforme seção e subseção setorial; • Estimular a inovação e melhoria constante; • Responder as demandas da Diretoria e Ouvidoria; • Acompanhar vistorias de órgãos competentes e responder os relatórios nos prazos acordados; • Realizar o gerenciamento e acompanhamento dos contratos vigentes no Sistema GestHos Web – Módulos Contratos; • Realizar confecção de relatório de melhorias assistenciais juntamente com a Gerência para composição do relatório de gestão anual; • Participar das auditorias internas e externas; • Realizar Solicitação de Pessoal para contratações/substituição temporária; • Participar dos processos seletivos para contratação de colaboradores; • Zelar pela conservação das instalações, equipamentos, móveis, máquinas e instrumentos e pela correta utilização dos mesmos; • Cumprir e fazer cumprir o regulamento interno e as Políticas institucionais;  Cumprir e fazer cumprir todos os dispositivos legais da profissão de Enfermagem;  Manter informações necessárias e atualizadas de todos os profissionais de Enfermagem que atuam na empresa/instituição, com os seguintes dados: nome, sexo, data do nascimento, categoria profissional, número do RG e CPF, número de inscrição no Conselho Regional de Enfermagem, endereço completo, contatos telefônicos e endereço eletrônico, assim como das alterações como: mudança de nome, admissões, demissões, férias e licenças, devendo fornecê-la semestralmente, e sempre quando lhe for solicitado, pelo Conselho Regional de Enfermagem;  Realizar o dimensionamento de pessoal de Enfermagem, conforme o disposto na Resolução vigente do Cofen informando, de ofício, ao representante legal da empresa/instituição/ensino e ao Conselho Regional de Enfermagem;  Informar, de ofício, ao representante legal da empresa/instituição/ensino e ao Conselho Regional de Enfermagem situações de infração à legislação da Enfermagem, tais como:a) ausência de enfermeiro em todos os locais onde são desenvolvidas ações de Enfermagem durante algum período de funcionamento da empresa/instituição; b) profissional de Enfermagem atuando na empresa/instituição/ensino sem inscrição ou com inscrição vencida no Conselho Regional de Enfermagem; c) profissional de Enfermagem atuando na empresa/instituição/ensino em situação irregular, inclusive quanto à inadimplência perante o Conselho Regional de Enfermagem, bem como aquele afastado por impedimento legal; d) pessoal sem formação na área de Enfermagem, exercendo atividades de Enfermagem na empresa/instituição/ensino; e) profissional de Enfermagem exercendo atividades ilegais previstas em Legislação do Exercício Profissional de Enfermagem, Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem e Código Penal Brasileiro.  Intermediar, junto ao Conselho Regional de Enfermagem, a implantação e funcionamento de Comissão de Ética de Enfermagem;  Instituir e programar o funcionamento da Comissão de Ética de Enfermagem, quando couber, de acordo com as normas do Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem;  Colaborar com todas as atividades de fiscalização do Conselho Regional de Enfermagem, bem como atender a todas as solicitações ou convocações que lhes forem demandadas pela Autarquia;  Manter a Certidão de Responsabilidade Técnica (CRT) em local visível ao público, observando o prazo de validade;  Organizar o Serviço de Enfermagem utilizando-se de instrumentos administrativos como regimento interno, normas e rotinas, protocolos, procedimentos operacionais padrão e outros;  Elaborar, implantar e/ou implementar, e atualizar regimento interno, manuais de normas e rotinas, procedimentos, protocolos, e demais instrumentos administrativos de Enfermagem;  Recepcionar o paciente/acompanhante com educação e clareza nas informações;  Busca ativa de infecções hospitalares, através de leitura e acompanhamento dos prontuários, corrida de leito e discussão de casos de pacientes internados em Unidades de Terapia Intensiva; pacientes submetidos a procedimentos cirúrgicos e terapia renal substitutiva; Obs.: Exceto fins de semana e feriado. Realizado busca retroativa no sistema GestHos, se necessário.  Notificação de infecções relacionadas à assistência à saúde;  Análise dos resultados de exames microbiológicos. Notificação de exames de multirresistência a equipe multidisciplinar; Obs.: Exceto fins de semana e feriado. Realizado busca retroativa no site do laboratório, se necessário.  Compilação, codificação e análise dos dados obtidos na busca ativa, em software específico;  Visitas técnica, inspeção e acompanhamento dos processos nas unidades assistenciais (CTI, bloco cirúrgico, hemodiálise – cirurgias, unidades de internação) e de apoio (laboratório, abrigo de resíduos, CME) dentre outros; Elaboração de relatórios específicos de visitas técnicas realizadas em unidades assistenciais e de apoio;  Discussão dos relatórios de visitas técnicas junto aos setores vistoriados e Diretoria da Instituição, visando às adequações necessárias;  Consolidação de dados e elaboração de relatórios mensais, trimestrais e semestrais de infecções relacionadas à assistência à saúde;  Consolidação de dados e elaboração de relatório anual com o perfil microbiológico;  Alimentação mensal dos bancos de dados obrigatórios dos órgãos de vigilância sanitária (SIVISE e FORMSUS);  Adequação, implementação e supervisão de normas e rotinas técnico-operacionais, visando a prevenção e controle das infecções hospitalares (acompanhamento/orientação de procedimentos assistenciais, exemplo procedimentos invasivos/cirurgias);  Participação na padronização e avaliação da implantação de soluções antissépticas e saneantes;  Supervisionar o acadêmico na busca por infecção dos pacientes cirúrgicos através do egresso fonado e na sua ausência realizar a atividade;  Implementação e supervisão de medidas de precauções por vias de transmissão, em caso do contato com doenças infecto-contagiosas ou microrganismos epidemiologicamente importantes (orientação ao profissional de saúde / paciente em caso de precauções);  Educação em serviço dos profissionais da instituição no que diz respeito à prevenção e controle das infecções hospitalares;  Realização de capacitação periódica dos estagiários, relacionada à prevenção de controle das infecções hospitalares;  Orientação aos pacientes e acompanhantes sobre medidas de prevenção e controle de infecção hospitalar nas unidades do Hospital;  Participação em reuniões de comissões conforme agendamento;  Participação na elaboração do Programa de Controle de Infecções Relacionadas a Assistência à Saúde - PCIRAS;  Supervisão e orientação das atividades dos acadêmicos de enfermagem durante o estágio no SCIH;  Investigação de Surto de IRAS e microrganismos epidemiologicamente importantes.  Fornecer, prontamente, as informações epidemiológicas solicitadas pelas autoridades competentes do órgão de gestão do SUS;  Encaminhar/comunicar para a Gerência Regional de Epidemiologia Nordeste as fichas de casos diagnosticados ou suspeitos de doenças de notificação compulsória, atendidos em qualquer dos serviços ou unidades do hospital;  Notificar ao Serviço de Vigilância Epidemiológica e Sanitária do organismo de gestão do SUS, os casos e surtos diagnosticados ou suspeitos de infecções associadas à utilização de insumos e/ou produtos industrializados.  Supervisionar a alimentação do banco de dados de culturas microbiológicas, cirurgias e infecções;  Gerar indicadores do protocolo de higienização (consumo de sabonete e álcool gel) e apresentá-los semestralmente.  OBS: Na instituição os indicadores são compilados e enviados para a diretoria mensalmente.  Participar e sugerir melhorias nas ferramentas da qualidade, assim como descrição, conferência e aplicabilidade de POP, PRS, mapa de processo, diretrizes, manuais, entre outros;  Observar as normas de segurança, controle ambiental e outras internas e/ou a legislação, pertinentes às suas atividades;  Executar outras tarefas similares às acima descritas a critério do gestor. 

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Nossos Benefícios:

  • Restaurante na empresa
  • Vale transporte
  • Cesta alimentação de 212,00
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