
Já pensou ter uma grana extra todo ano, bem na época do seu aniversário, para pagar uma conta, fazer uma viagem ou até investir em algo especial. O saque-aniversário do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) pode ser essa ajuda que muitos trabalhadores brasileiros esperam. Em 2025, o governo divulgou o cronograma para quem escolheu essa modalidade, com datas organizadas pelo mês de nascimento, e tem gente que vai receber essa semana.
Continua apos o anúncioMas como funciona esse saque? Vale a pena aderir? Como saber se vai receber nesta semana? E como consultar o saldo do FGTS pelo celular? A seguir, você vai ver todas as respostas, com passos simples para acessar o dinheiro e entender as regras.
O saque-aniversário permite que o trabalhador saque uma parte do saldo do FGTS todo ano, sempre no mês do seu aniversário. Essa modalidade dá mais liberdade para usar o dinheiro, mas exige planejamento. Ao optar por essa modalidade, o trabalhador escolhe deixar de fazer o saque total do FGTS em caso de demissão sem justa causa, podendo sacar somente a multa rescisória de 40%.
Continua apos o anúncioO calendário de 2025 organiza os saques por mês de nascimento. Cada mês tem uma janela de dois a três meses para o saque, o que dá flexibilidade. A Caixa Econômica Federal, responsável pelo FGTS, garante que o dinheiro fica disponível a partir do primeiro dia útil do mês de aniversário. Abaixo, veja como ficou o calendário:
Se você nasceu em julho, você recebe esta semana.
Consultar o saldo do FGTS pelo CPF no celular para saber se vai receber nesta semana, é simples e pode ser feito pelo celular ou computador. Abaixo, os dois jeitos mais práticos.
O aplicativo FGTS, disponível na Google Play e App Store, é uma ferramenta rápida. Basta:
Continua apos o anúncioPara quem prefere o computador, o site da Caixa é uma boa opção:
Qualquer trabalhador que possua saldo no FGTS pode optar pelo saque-aniversário. Isso inclui quem tem carteira assinada, trabalhadores avulsos ou até quem já tem outro emprego, desde que tenha saldo na conta. Mas atenção: quem escolhe essa modalidade precisa entender que, em caso de demissão, só terá direito à multa rescisória.
O valor a ser liberado no saque-aniversário varia de acordo com o saldo na conta do FGTS. A Caixa usa uma tabela com percentuais que variam de 5% a 50%, mais um valor fixo adicional. Por exemplo:
Para aderir, só precisa acessar o aplicativo ou site do FGTS, escolher a opção saque-aniversário e indicar uma conta bancária. O crédito sai em até cinco dias úteis. Quem quiser voltar ao saque-rescisão precisa solicitar no aplicativo, mas a mudança só entra em vigor após 24 meses.
1. Quem pode sacar o FGTS no saque-aniversário?
Qualquer trabalhador com saldo no FGTS, ativo ou inativo, pode aderir.
2. O que acontece se não sacar no prazo?
O dinheiro volta para a conta do FGTS e só poderá ser sacado no próximo ano.
3. Posso sacar o FGTS mesmo trabalhando?
Sim, o saque-aniversário não exige que o trabalhador esteja desempregado.
4. Como consultar o FGTS pelo CPF?
Use o aplicativo FGTS ou o site da Caixa, informando o CPF e uma senha cadastrada.
5. Vale a pena escolher o saque-aniversário?
Depende do planejamento financeiro. Avalie se o saque anual compensa o risco de perder o saque total na demissão.
O saque-aniversário do FGTS em 2025 oferece uma chance de acessar parte do fundo anualmente, mas exige cuidado na escolha. Com o cronograma definido e ferramentas digitais como o aplicativo FGTS e o site da Caixa, consultar e gerenciar o FGTS nunca foi tão fácil. Agora que você já sabe como consultar pelo seu celular, descubra se você vai receber nesta semana.
Para não perder nada sobre o FGTS, continue acessando o ASSISTENCIALISMO NOTÍCIAS.
Fonte: www.assistencialismo.com.br
9 horas atrás
12 horas atrás
13 horas atrás
18 horas atrás
1 dia atrás
1 dia atrás
1 dia atrás