
Muita gente já está ansiosa para a próxima parcela do Pé-de-Meia! Se você também está esperando, é bom se preparar, pois o calendário de julho foi divulgado, e a data da liberação do benefício está se aproximando.
Você sabe quando vai receber os R$ 200? Ou melhor, já conferiu o dia específico de pagamento de acordo com o seu mês de nascimento? Continue lendo para descobrir todos os detalhes sobre como o pagamento vai ser feito e o que você precisa saber para garantir que não vai perder o benefício.
Continua apos o anúncioO Programa Pé-de-Meia foi criado para beneficiar jovens estudantes do ensino médio, promovendo a frequência escolar com o Incentivo-Frequência. Para receber, o estudante precisa atender a alguns requisitos essenciais. Entre eles, tem que estar matriculado em uma escola pública, ter idade entre 14 e 24 anos (ou ser aluno do EJA com idade de 19 a 24 anos), e fazer parte de uma família inscrita no Cadastro Único (CadÚnico). Além disso, a frequência escolar deve ser de pelo menos 80%.
Continua apos o anúncioEstas são as principais condições para garantir a participação no programa. Agora, é importante destacar que o pagamento do benefício também leva em conta a regularização do CPF junto à Receita Federal e à verificação da situação cadastral do estudante.
Agora que você já sabe quem tem direito ao benefício, é hora de conferir como o pagamento vai ser feito em julho. O valor de R$ 200 vai ser depositado diretamente na conta do Caixa Tem, e os depósitos começam no dia 21 de julho.
Continua apos o anúncioO pagamento segue uma ordem escalonada, que considera o mês de nascimento de cada beneficiário. Isso significa que, dependendo do mês em que você nasceu, você vai receber o benefício em um dia específico dentro do calendário de julho.
O pagamento da nova parcela do Incentivo-Frequência vai acontecer entre os dias 21 e 28 de julho. Abaixo, veja as datas exatas dos depósitos:
Continua apos o anúncioOu seja, fique atento às datas e ao mês do seu aniversário, pois isso vai determinar o dia exato que o valor vai ser depositado.
Para a maioria dos estudantes, o valor pode ser movimentado por meio do Caixa Tem, aplicativo que é usado pelo Governo Federal para o gerenciamento do benefício. Mas se você é um estudante menor de idade, o seu responsável legal vai precisar autorizar o uso da conta. Isso pode ser feito tanto pelo aplicativo Caixa Tem, em casa mesmo ou em qualquer agência da Caixa Econômica Federal (CEF).
Continua apos o anúncioSe você ainda não tem o Caixa Tem ou tem dúvidas sobre como utilizar o aplicativo, vale a pena fazer uma consulta para garantir que tudo está certo. O saldo e as informações sobre o pagamento podem ser acessados diretamente lá, o que torna o processo bem mais simples.
Se tiver alguma dúvida em relação ao pagamento ou à situação cadastral do seu benefício, você pode acessar o aplicativo da Jornada do Estudante, totalmente gratuito. Ele está disponível para dispositivos Android e iOS e oferece uma visão geral do status do seu cadastro, além de informações detalhadas sobre o programa.
Se ainda assim tiver alguma dúvida, a Central de Atendimento da Caixa está à sua disposição para esclarecer questões. Você pode ligar para o número 111, com atendimento automatizado 24 horas por dia. No caso de atendimento humano, o horário é de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h, e aos sábados, das 10h às 16h.
Por mais que o calendário seja claro e os pagamentos sigam uma ordem bem definida, algumas situações podem impedir que o pagamento aconteça, como problemas com o cadastro, o CPF irregular ou até mesmo a falta de 80% de frequência nas aulas. Caso você perceba que o pagamento não ocorreu ou se o valor não foi depositado na data informada, é importante verificar sua situação cadastral e garantir que está cumprindo todos os requisitos do programa.
Se o problema persistir, a Caixa oferece suporte para resolver pendências. Vale sempre a pena entrar em contato com a Central de Atendimento ou buscar ajuda no próprio aplicativo.
Em um momento onde a educação de qualidade ainda é um desafio para muita gente, programas como o Pé-de-Meia se mostram fundamentais para garantir que o acesso à escola seja mantido, mesmo com os problemas causados pela dificuldade financeira. Portanto, fique atento às datas de pagamento e garanta que sua situação esteja regularizada. Não perca a oportunidade de garantir o benefício do Pé-de-Meia!
Você conhece os outros incentivos oferecidos pelo Pé-de-Meia, além do Incentivo-Frequência? Assista a este vídeo para entender como eles funcionam:
Fonte: www.assistencialismo.com.br
8 horas atrás
19 horas atrás
1 dia atrás
2 dias atrás