Tem dinheiro parado no banco? Novo sistema libera resgate automático nesta terça (27)!

#

Conteúdo

Informações

Já imaginou que pode ter algum dinheiro esquecido em algum banco por aí e você nem lembra? Pois agora ficou muito mais fácil para você tirar essa dúvida, e ainda melhor: resgatar esses valores sem dor de cabeça.

O Banco Central do Brasil trouxe uma atualização significativa para o Sistema Valores a Receber (SVR). A partir de hoje, 27 de maio, você vai poder solicitar automaticamente o resgate de valores que estão disponíveis em seu nome. Já imaginou fazer isso sem muita complicação? Essa medida pode ajudar muito, não é mesmo?

Continua apos o anúncio

Considerando que atualmente cerca de R$ 9 bilhões permanecem “esquecidos” nas instituições financeiras, a pergunta é: Será que existe algum valor esperando por você? A seguir, você vai ver as novas funcionalidades do SVR, como ativar o serviço automático e o que fazer com os valores não reclamados. Vem ficar por dentro de tudo!

O que é o Sistema Valores a Receber?

O Sistema Valores a Receber é uma plataforma criada pelo Banco Central. Nela você vai poder consultar se tem algum valor esquecido. O resultado foi positivo? Se sim, por lá mesmo vai poder solicitar a devolução de valores que pertencem a você, mas que estão retidos em contas bancárias ou instituições financeiras. Esses valores podem vir de contas encerradas, tarifas não utilizadas, entre outros.

Continua apos o anúncio

Como funciona o SVR?

Quer saber como funciona o SVR? É tudo bem simples! Para dar início, o primeiro passo é acessar a plataforma, fazer a consulta e conferir se tem algum valor disponível para resgate, e sabe o melhor de tudo? Dá para fazer isso sem pisar o pé fora de casa, com a nova funcionalidade, o processo agora é bem mais rápido e prático.

Novidade: Solicitação automática de resgate

Já sabe da novidade anunciada pelo Banco Central? Agora é possível ativar uma solicitação automática de resgate. Isso significa que você não vai precisar fazer pedidos manuais, agora é só configurar o sistema para que os valores sejam resgatados automaticamente assim que ficarem disponíveis.

Continua apos o anúncio
Notas e moedas brasileiras representando dinheiro para resgate automático de valores esquecidos.
Veja como o Banco Central facilita sua vida com a solicitação automática de resgate./ Imagem: Assistencialismo Notícias

Como habilitar a solicitação automática?

Olha esse passo a passo de efetuar a habilitação:

  1. Acesso ao SVR: Entre no sistema utilizando uma conta gov.br de nível prata ou ouro.
  2. Verificação em duas etapas: A segurança é reforçada com a ativação da verificação em duas etapas.
  3. Chave PIX: A solicitação automática é exclusiva para pessoas físicas que tem uma chave PIX do tipo CPF. Quem ainda não tem essa chave deve cadastrar junto à sua instituição financeira.

O que esperar após a habilitação?

Depois que ativar a solicitação automática, você não vai precisar ficar esperando notificações do Banco Central sobre a devolução dos valores, sabia? Pois é, o crédito vai cair diretamente na sua conta, depositado pela instituição financeira.

Continua apos o anúncio

Mas atenção: É importante deixar claro se a instituição não usar o termo de devolução via PIX, você ainda vai ter que fazer o processo manual.

Valores esquecidos: Uma realidade preocupante

Segundo o Banco Central, em uma pesquisa recente foi revelado que tem mais de R$ 9 bilhões em “recursos esquecidos” nas instituições financeiras. Esses valores pertencem a clientes que, por diversos motivos, não realizaram o resgate. Será que você é um deles?

Por que os valores ficam esquecidos?

Muitos se perguntam: Como pode alguém esquecer dinheiro? Pois é, veja algumas razões:

  • Contas encerradas: Muitas pessoas não realizam o resgate de valores em contas que foram fechadas.
  • Mudanças de endereço: A falta de atualização de dados cadastrais pode levar à perda de contato com as instituições financeiras.
  • Desinteresse: Alguns cidadãos podem não estar cientes de que possuem valores a receber.

Abertura de contas: Novo serviço do Banco Central

E as novidades não param por aí: Além da atualização no SVR, o Banco Central anunciou um novo serviço instituído pela Resolução BCB nº 475, de 2025. Agora, você pode escolher se vai ou não permitir que contas sejam abertas em seu nome. Isso vai ajudar a combater fraudes e aberturas indevidas de contas.

Isso vai poder ser feito por meio de um sistema disponível na área logada do Meu BC.

As novidades do Banco Central chegam na tentativa de deixar sua vida financeira mais segura e tranquila. Com a facilidade de pedir automaticamente o resgate de valores esquecidos e a proteção contra a abertura indevida de contas, todo o processo fica mais simples e protegido.

Fonte: www.assistencialismo.com.br

Veja também: