
O Bolsa Família, um dos programas de assistência social mais importantes do Brasil, continua oferecendo ajuda financeira para milhões de famílias. Se você é beneficiário ou conhece alguém que depende dessa ajuda, é fundamental ficar atento às datas de pagamento.
Na próxima semana, o calendário de pagamentos do Bolsa Família segue com novos números de NIS. Continue aqui e entenda quem tem direito a receber e quando o pagamento vai ser feito.
Continua apos o anúncioO Bolsa Família é um dos principais programas de transferência de renda do Brasil, destinado a famílias em situação de vulnerabilidade social e econômica. O programa oferece uma ajuda financeira para que ninguém fique sem acesso a necessidades básicas, como alimentação, educação e saúde.
A principal exigência para receber o benefício é que a renda mensal per capita seja de até R$ 218. Isso significa que se você quer receber, tem que somar a renda de todos os membros da sua casa e dividir pela quantidade de pessoas que moram nela, e o resultado deve ser inferior a esse valor.
Continua apos o anúncioAlém disso, para continuar recebendo o benefício do programa, tem que cumprir algumas condicionalidades, como garantir que as crianças e adolescentes estejam na escola e que as mulheres grávidas realizem o acompanhamento pré-natal. As vacinas das crianças também precisam estar em dia.
O Bolsa Família garante um benefício no valor mínimo de R$ 600 para cada família. No entanto, dependendo da composição da sua família, você pode receber alguns adicionais. Olha só:
Continua apos o anúncioAssista a este vídeo e veja mais detalhes sobre os adicionais:
O pagamento do Bolsa Família é feito de forma escalonada todo mês. A Caixa Econômica Federal distribui os pagamentos em uma sequência que considera o último dígito do NIS de cada beneficiário. Ou seja, a cada dia, as pessoas com determinado final de Número de Identificação Social (NIS) recebem o benefício. Na próxima semana, vão receber aquelas cujo NIS termina em 5, 6, 7, 8 e 9.
Continua apos o anúncioEm 30 municípios que enfrentam situações de emergência por causa das enchentes, todos os moradores que recebem o Bolsa Família tiveram os valores depositados de uma vez, independentemente do número do NIS.
Esses municípios estão em estados como São Paulo, Alagoas, Sergipe, Roraima, Amazonas e Paraná. As mais de 175 mil famílias devem conferir se os pagamentos já estão na conta.
Se você mora em algum desses estados, fique atento!
Quando o pagamento cair na conta, você pode acessar por meio do aplicativo Caixa TEM ou fazer compras com o cartão do programa em estabelecimentos comerciais, usando a função de débito. Agora, se quiser sacar em dinheiro, dá para usar os caixas eletrônicos da Caixa Econômica, as casas lotéricas ou os correspondentes Caixa Aqui.
Além disso, o benefício também pode ser retirado nas agências da Caixa, mas isso depende da disponibilidade de um atendimento físico.
Se ainda não recebe o Bolsa Família, o primeiro passo para receber é fazer o Cadastro Único, que é o sistema do governo para coletar dados de famílias de baixa renda e garantir que elas precisam receber os benefícios sociais.
O cadastro não é automático, ou seja, mesmo que você tenha registrado seus dados no Cadastro Único, isso não garante o ingresso no programa. O governo vai analisar a situação de cada família, levando em conta a renda e outras condições estabelecidas pelo programa.
Para muita gente, o Bolsa Família representa esperança e garantia de uma vida digna. Se você recebe o Bolsa Família e conta com ele para ter acesso ao básico no dia a dia, não deixe de conferir a sua data de pagamento para usar o benefício e oferecer o melhor à sua família.
Fonte: www.assistencialismo.com.br
4 horas atrás
6 horas atrás
21 horas atrás
1 dia atrás
2 dias atrás