Gás do Povo: confira o detalhe que pode cancelar sua participação no programa
7 horas atrás
- 11/09/2025
Você já imaginou ter acesso à energia elétrica sem precisar se preocupar com a conta do final do mês? A possibilidade de garantir uma rotina mais tranquila no orçamento familiar está diferente em 2025, graças a um programa.
Criado pelo Governo Federal e instituído pela Medida Provisória nº 1.300/2025, o programa impacta cerca de 60 milhões de brasileiros. Entenda agora como está se tornando realidade para milhões e por que esta pode ser uma oportunidade para sua família. Confira a seguir todos os detalhes!
Continua apos o anúncioO programa em questão é o Luz do Povo, uma iniciativa integrante da nova política do setor elétrico brasileiro. Seu principal objetivo é garantir justiça tarifária e acesso à energia de qualidade para famílias em situação de vulnerabilidade social. Ele foi criado pela Medida Provisória nº 1.300/2025 e integra a agenda do Ministério de Minas e Energia, sendo um dos maiores programas sociais focados na conta de luz do país.
Continua apos o anúncioO programa estabelece regras para que famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) recebam o benefício da Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE). Isso permite isenção total do valor do consumo elétrico para quem se enquadrar nos critérios definidos.
A gratuidade na conta de luz é direcionada a quem consome até 80 kWh por mês e faz parte do CadÚnico, com renda per capita de até meio salário-mínimo. Essas famílias ficam responsáveis apenas pelas taxas locais e impostos como o ICMS (dependendo do município e estado). Isso significa que não precisam desembolsar nenhum valor referente ao consumo de energia elétrica propriamente dito até o limite estabelecido.
Continua apos o anúncioA nova Tarifa Social de Energia Elétrica foi expandida para contemplar também idosos e pessoas com deficiência que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC), bem como famílias indígenas, quilombolas e moradores de sistemas isolados abastecidos por energia solar e baterias. Se a sua família se encaixa em algum dos grupos citados acima, é possível obter gratuidade na conta de luz.
Continua apos o anúncioA partir de janeiro de 2026, a medida aumenta seu alcance: famílias que consomem até 120 kWh e possuem renda entre meio e um salário-mínimo por pessoa também terão desconto médio de 12% na conta de luz, graças ao novo Desconto Social de Energia Elétrica.
O direito ao programa Luz do Povo é concedido a grupos específicos. Confira se a sua família se encaixa em algum:
Continua apos o anúncioVale lembrar que os contemplados têm direito à isenção completa do pagamento do consumo elétrico até 80 kWh/mês. O desconto será ampliado em 2026 para um grupo ainda maior de pessoas, conforme novas diretrizes federais.
O Luz do Povo integra uma estratégia que prevê liberdade de escolha para o consumidor e maior transparência nos custos de energia elétrica no Brasil. Entre 2026 e 2027, será possível escolher o fornecedor de energia, começando por indústria e comércio, e posteriormente também para residências.
Além disso, o eixo “Equilíbrio para o Setor” do programa busca garantir uma distribuição mais justa dos custos, preservando todos os contratos existentes sem mudanças abruptas ou perdas para consumidores.
Essas mudanças pretendem influenciar diretamente o orçamento familiar, proporcionando maior dignidade para pessoas em situação de vulnerabilidade social, sem abrir mão da sustentabilidade econômica do setor elétrico.
Continue acessando mais informações como esta no ASSISTENCIALISMO NOTÍCIAS.
Fonte: www.assistencialismo.com.br
7 horas atrás
12 horas atrás
13 horas atrás
15 horas atrás
16 horas atrás
20 horas atrás
1 dia atrás
2 dias atrás