INSS explica como solicitar acréscimo de 25% na aposentadoria

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O adicional de 25% na aposentadoria é uma medida criada para beneficiar quem mais precisa: aposentados por incapacidade permanente que dependem da ajuda de terceiros para realizar tarefas básicas do dia a dia.

O INSS regulamenta e orienta como esse pedido pode ser feito em 2025, tornando o processo mais acessível e desburocratizado para quem já enfrenta tantos desafios diários.

Saiba agora tudo sobre quem tem direito, como pedir e quais os documentos necessários para garantir esse importante auxílio financeiro.

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Quem tem direito ao acréscimo de 25% no INSS em 2025?

O principal critério para ter direito ao acréscimo de 25% do INSS é estar aposentado por incapacidade permanente, antiga “aposentadoria por invalidez”. O benefício é voltado a quem apresenta a necessidade comprovada de assistência permanente de outra pessoa, seja para banho, alimentação, mobilidade, higiene pessoal ou outros cuidados essenciais. Confira abaixo:

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  • Cegueira total
  • Perda de nove ou mais dedos das mãos
  • Paralisia total de dois braços ou duas pernas
  • Perda das pernas, sem possibilidade de uso de prótese
  • Perdas de uma das mãos ou dos dois pés, mesmo que seja possível o uso de prótese
  • Perda de um braço ou uma perna, quando for impossível o uso de prótese
  • Alterações mentais graves que comprometam a autonomia
  • Situação de permanência acamado
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Mesmo que o benefício ultrapasse o teto previdenciário, o acréscimo ainda assim será concedido. Não são contemplados aposentados por tempo de contribuição, idade ou outros motivos.

Passo a passo para solicitar o acréscimo

Mãos de pessoa idosa usando smartphone com logo da Previdência Social, ilustrando processo digital de solicitação de benefícios
Passo a passo para solicitar acréscimo de 25% do INSS por meio do aplicativo./ Imagem: Assistencialismo Notícias
  1. Acesse o Meu INSS pelo site ou aplicativo.
  2. Faça login com CPF e senha cadastrada.
  3. Na barra de pesquisa, digite “Acréscimo de 25%”.
  4. Selecione o serviço correspondente.
  5. Anexe os documentos exigidos (lista detalhada na próxima seção).
  6. Envie o pedido e acompanhe o andamento pelo próprio sistema.

Caso haja dificuldade de acesso digital, o requerimento pode ser feito pelos canais de atendimento pelo telefone 135, das 7h às 22h, de segunda a sexta-feira.

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Documentos obrigatórios atualizados para 2025

Para garantir uma análise rápida e evitar pendências ou exigências extras, reúna antecipadamente toda a documentação exigida:

  • Documento oficial de identificação com foto: RG, CNH ou Carteira de Trabalho.
  • Cadastro de Pessoa Física (CPF).
  • Documentos médicos: laudos, atestados, relatórios médicos recentes e exames que comprovem a necessidade de terceiros.
  • Procuração, se o pedido for feito por representante legal, além dos documentos do procurador/representante (RG, CPF, termo de tutela ou curatela, se houver).
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No ato da perícia médica presencial, leve também todos os documentos originais e exames complementares.

Quanto tempo demora a análise do pedido?

Após enviar a solicitação, o tempo médio de análise é de até 45 dias úteis. Entretanto, o andamento pode variar de acordo com a agenda de perícia médica e a necessidade de complementação de documentação. Caso haja convocação para perícia, o segurado deve comparecer na data e local determinados pelo INSS.

No Meu INSS é possível acompanhar cada etapa: protocolo do pedido, agendamento da perícia, análise documental e o resultado final.

Como agendar atendimento presencial no INSS?

Embora o serviço possa ser iniciado online ou por telefone, situações específicas podem exigir comparecimento presencial. Veja como agendar:

  1. Ligue para a Central 135 e solicite o agendamento, informando seus dados pessoais e o motivo do atendimento.
  2. Escolha o dia, horário e agência do INSS mais próxima disponível para atendimento.
  3. No dia do atendimento, leve todos os documentos já citados, incluindo laudos e exames originais.

O tempo de espera presencial costuma ser de até 30 minutos após o horário agendado.

O que acontece após o pedido?

Depois de protocolar a solicitação, o aposentado poderá ser chamado para perícia médica e/ou avaliação social. É nessa etapa que será verificada a necessidade de terceiros, de acordo com a lei. O resultado sai em média em 45 dias úteis, e pode ser consultado pelo Meu INSS ou pelo telefone 135.

Se aprovado, o valor do benefício tem acréscimo automático de 25% a partir da data determinada, obedecendo às regras descritas na Instrução Normativa PRES/INSS nº 128.

Dicas para agilizar o processo

  • Reúna toda a documentação antes de iniciar o pedido.
  • Solicite laudos e relatórios médicos detalhados, indicando claramente a dependência de terceiros.
  • Acompanhe seu pedido com frequência no portal ou aplicativo Meu INSS para evitar atrasos.
  • Em caso de dúvidas, utilize a central de atendimento telefônico 135 para orientações atualizadas.

Perguntas frequentes

  • Quem tem direito ao acréscimo de 25% em 2025? Pessoas aposentadas por incapacidade permanente, comprovadamente dependentes de terceiros.
  • É possível solicitar o acréscimo usando apenas o Meu INSS? Sim, todo o processo pode ser feito pelo site ou app, mas pode ser necessário comparecimento presencial.
  • Posso receber o acréscimo se minha aposentadoria já superou o teto do INSS? Sim, o acréscimo é pago independentemente do teto do INSS.
  • Quanto tempo demora para começar a receber o valor adicional? O prazo médio é de 45 dias úteis, podendo variar conforme demanda regional e agendamento de perícia.
  • É necessário atualizar documentos médicos para o pedido? Sim, são recomendados laudos recentes para fundamentar a necessidade do acréscimo.
  • Existe cobrança para análise do pedido? Não, todo o procedimento é gratuito.

Para mais informações como esta, continue acessando o ASSISTENCIALISMO NOTÍCIAS.

Fonte: www.assistencialismo.com.br

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