
O adicional de 25% na aposentadoria é uma medida criada para beneficiar quem mais precisa: aposentados por incapacidade permanente que dependem da ajuda de terceiros para realizar tarefas básicas do dia a dia.
O INSS regulamenta e orienta como esse pedido pode ser feito em 2025, tornando o processo mais acessível e desburocratizado para quem já enfrenta tantos desafios diários.
Saiba agora tudo sobre quem tem direito, como pedir e quais os documentos necessários para garantir esse importante auxílio financeiro.
Continua apos o anúncioO principal critério para ter direito ao acréscimo de 25% do INSS é estar aposentado por incapacidade permanente, antiga “aposentadoria por invalidez”. O benefício é voltado a quem apresenta a necessidade comprovada de assistência permanente de outra pessoa, seja para banho, alimentação, mobilidade, higiene pessoal ou outros cuidados essenciais. Confira abaixo:
Continua apos o anúncioMesmo que o benefício ultrapasse o teto previdenciário, o acréscimo ainda assim será concedido. Não são contemplados aposentados por tempo de contribuição, idade ou outros motivos.
Caso haja dificuldade de acesso digital, o requerimento pode ser feito pelos canais de atendimento pelo telefone 135, das 7h às 22h, de segunda a sexta-feira.
Continua apos o anúncioPara garantir uma análise rápida e evitar pendências ou exigências extras, reúna antecipadamente toda a documentação exigida:
No ato da perícia médica presencial, leve também todos os documentos originais e exames complementares.
Após enviar a solicitação, o tempo médio de análise é de até 45 dias úteis. Entretanto, o andamento pode variar de acordo com a agenda de perícia médica e a necessidade de complementação de documentação. Caso haja convocação para perícia, o segurado deve comparecer na data e local determinados pelo INSS.
No Meu INSS é possível acompanhar cada etapa: protocolo do pedido, agendamento da perícia, análise documental e o resultado final.
Embora o serviço possa ser iniciado online ou por telefone, situações específicas podem exigir comparecimento presencial. Veja como agendar:
O tempo de espera presencial costuma ser de até 30 minutos após o horário agendado.
Depois de protocolar a solicitação, o aposentado poderá ser chamado para perícia médica e/ou avaliação social. É nessa etapa que será verificada a necessidade de terceiros, de acordo com a lei. O resultado sai em média em 45 dias úteis, e pode ser consultado pelo Meu INSS ou pelo telefone 135.
Se aprovado, o valor do benefício tem acréscimo automático de 25% a partir da data determinada, obedecendo às regras descritas na Instrução Normativa PRES/INSS nº 128.
Para mais informações como esta, continue acessando o ASSISTENCIALISMO NOTÍCIAS.
Fonte: www.assistencialismo.com.br
3 horas atrás
3 horas atrás
5 horas atrás
15 horas atrás
18 horas atrás
21 horas atrás
23 horas atrás
1 dia atrás
1 dia atrás