Bolsa Família: Apenas NIS 1 recebe esta semana; veja calendário completo
26 minutos atrás
- 16/07/2025
Imagine esperar meses, até anos, para receber uma aposentadoria já aprovada, preso em filas administrativas intermináveis. Para muitos brasileiros, essa é a realidade ao lidar com o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).
No entanto, uma nova medida promete mudar esse cenário, trazendo ajuda para quem aguarda a concessão de benefícios após recursos administrativos. O governo planeja agilizar o pagamento de aposentadorias e pensões, reduzindo o tempo de espera que, em fevereiro de 2025, chegava a 278 dias em média para julgamento de recursos.
Continua apos o anúncioQuem será beneficiado? Como isso vai funcionar? Continue aqui para ver as mudanças, os impactos e o que os segurados podem esperar.
O Ministério da Previdência Social e o INSS estão implementando uma portaria que permite ao Conselho de Recursos da Previdência Social (CRPS) definir os parâmetros de cálculo para benefícios aprovados em recurso administrativo. Atualmente, mesmo após uma decisão favorável do CRPS, os segurados enfrentam nova espera para que o INSS analise e implemente o pagamento. A proposta elimina essa etapa extra, agilizando a liberação dos valores. A portaria deve ser publicada ainda em julho de 2025, com um mutirão planejado para acelerar os casos pendentes.
Continua apos o anúncioQuando o INSS nega um pedido de aposentadoria ou pensão, o segurado pode recorrer ao CRPS. Esse conselho avalia o caso e, se favorável, aprova o benefício. No entanto, o processo atual exige que o INSS recalcule e implemente o pagamento, criando uma nova fila. A mudança permite que o CRPS finalize o cálculo, eliminando a espera adicional, exceto nos casos em que o governo recorrer da decisão dentro de 30 dias.
Continua apos o anúncioA medida foca em segurados que tiveram seus pedidos de aposentadoria ou pensão aprovados pelo CRPS após uma negativa inicial do INSS. Esses beneficiários incluem:
Em fevereiro de 2025, o tempo médio para julgamento de recursos era de 278 dias, sem contar o tempo de coleta de documentos. Após a aprovação, muitos segurados esperavam em média, um ano e meio para receber os valores. A nova portaria pode reduzir bastante esse prazo.
A espera prolongada resulta de um sistema sobrecarregado. O INSS processa milhares de benefícios por mês. Além disso, fraudes recentes, como descontos indevidos nos últimos anos, aumentaram a carga administrativa, atrasando ainda mais os processos.
Continua apos o anúncioA portaria, prevista para julho de 2025, permitirá que o CRPS defina os parâmetros de cálculo diretamente. Um mutirão está planejado para acelerar os casos pendentes, incluindo:
A agilização traz vantagens claras para os segurados e o sistema previdenciário:
Diego Cherulli, do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário, destaca que a medida é uma demanda antiga, discutida desde o governo Bolsonaro, e que se for aprovada vai ser uma grande vantagem. Além de reduzir as filas de espera que é de, em média, 18 meses, o governo também vai pagar menos correção monetária e menos juros de mora.
1. Quem pode se beneficiar da nova medida do INSS?
Segurados com aposentadorias ou pensões aprovadas pelo CRPS após recurso administrativo.
2. Quanto tempo demora para receber o benefício após a aprovação?
Atualmente, até 18 meses. A nova portaria busca reduzir esse prazo.
3. Como saber se meu recurso foi aprovado?
Acesse o Meu INSS, na seção “Consultar Pedidos”, ou ligue para o 135.
4. O que acontece se o governo recorrer da decisão?
O processo volta para análise, mantendo a espera atual.
5. A portaria já está em vigor?
Está prevista para julho de 2025, com implementação logo depois.
6. O mutirão do CRPS já começou?
Está planejado para começar após a publicação da portaria.
A agilização proposta pelo INSS é um passo importante para amenizar a angústia de milhares de brasileiros que aguardam seus benefícios. Com prazos reduzidos e processos mais eficientes, o sistema previdenciário pode ganhar confiança e agilidade.
Para mais informações, fique atento às atualizações no ASSISTENCIALISMO NOTÍCIAS e não perca nenhuma novidade.
Fonte: www.assistencialismo.com.br
26 minutos atrás
4 horas atrás
4 horas atrás
6 horas atrás
16 horas atrás
19 horas atrás
23 horas atrás
24 horas atrás