
O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade, mais conhecido como TDAH, é um transtorno que tem se tornado muito comum ultimamente.
Com o assunto em alta, ele reflete nos benefícios previdenciários e muitos se perguntam: será que o TDAH dá direito ao auxílio-doença do INSS? Se essa é a sua dúvida, continue a leitura.
A seguir, você irá descobrir se TDAH dá direito ao auxílio-doença do INSS e todos os detalhes sobre o assunto.
Continua apos o anúncioO TDAH é um transtorno neurobiológico que causa algumas limitações a pessoa. Ela costuma surgir na infância e segue até a vida adulta.
Os sintomas mais comuns são desatenção, inquietude e impulsividade. Esse transtorno tem se tornado muito comum nos últimos tempos, e até já tem proposta para entrar no Estatuto da Pessoa com Deficiência.
TDAH é uma doença que causa algumas limitações, e a boa notícia é que sim, é possível receber auxílio-doença. Além disso, também é possível solicitar outros benefícios do INSS, como aposentadoria por invalidez, benefício assistencial, benefício de aposentadoria por tempo de contribuição da pessoa com deficiência e BPC/LOAS.
Continua apos o anúncioNo entanto, para receber, é necessário que a doença incapacite a pessoa de trabalhar ou que comprometa a sua participação na sociedade.
Em 2025, as regras do INSS em 2025 são rigorosas, e para ter direito ao auxílio-doença é necessário cumprir alguns critérios, como:
Durante a perícia é possível descobrir se será auxílio-doença, que é temporário ou aposentadoria por invalidez, que é no caso de ser permanente.
O tempo de concessão do benefício do INSS varia, mas na maioria dos casos, leva em média 45 dias para análise e solicitação. No entanto, esse é o prazo médio, podendo ser mais, como 90 dias ou menos, como 30 dias.
Continua apos o anúncioO valor a ser pago é de um salário mínimo, que é R$ 1.518 atualmente.
Além do TDAH, algumas outras doenças dão direito ao benefício, como:
Essas são somente algumas das doenças que se enquadram no auxílio-doença.
Para mais informações sobre o assunto, continue acessando o ASSISTENCIALISMO NOTÍCIAS.
Fonte: www.assistencialismo.com.br
12 horas atrás
16 horas atrás
16 horas atrás
18 horas atrás
1 dia atrás
1 dia atrás