Informações
Assegurar a máxima disponibilidade (uptime) e a performance dos sistemas e serviços essenciais (servidores, redes, bancos de dados, cloud), através de monitoramento proativo, processos de prevenção de falhas e gestão eficiente de incidentes.Liderar, desenvolver e ser referência técnica e comportamental para a equipe de infraestrutura, fomentando uma cultura de proatividade, excelência, colaboração e melhoria contínua, essenciais para uma positiva Employee Experience na área.Gerenciar o planejamento de capacidade e o crescimento da infraestrutura, utilizando People Analytics e KPIs (Key Performance Indicators) de qualidade (como tempo de resposta, uso de recursos e incidentes) para tomar decisões baseadas em dados e garantir que a tecnologia suporte, de forma escalável, os objetivos de negócio da empresa.
Responsabilidades:
Liderar e gerir a equipe de infraestrutura, incluindo administradores de redes, cloud engineers e DBAs.
Supervisionar o monitoramento contínuo dos servidores físicos e em cloud (uso de CPU, memória, disco, etc.).
Garantir que os DBAs realizem análise periódica de logs e apresentem relatórios proativos sobre a saúde dos bancos de dados.
Definir e revisar processos e padrões de monitoramento dos serviços e servidores para prevenir falhas e indisponibilidades.
Criar, acompanhar e reportar KPIs de qualidade da infraestrutura (uptime, uso de recursos, incidentes, tempo de resposta, etc.).
Planejar capacidade e crescimento da infraestrutura de forma alinhada com a estratégia da empresa.
Ser referência técnica e comportamental para a equipe, promovendo uma cultura de proatividade, prevenção e excelência operacional.
Trabalhar em conjunto com outros times (desenvolvimento, produto, segurança) para garantir a estabilidade e segurança do ambiente.