- Atualizar, emitir e analisar os livros fiscais;
- Conferir e encaminhar guias para recolhimento de impostos (federais, municipais e estaduais);
- Efetuar o cadastramento de notas fiscais relacionadas com a aquisição de bens, materiais, serviços, imobilizado e devoluções no sistema informatizado;
- Realizar a conferência em bases oficiais de órgãos públicos dos documentos fiscais emitidos contra o CNPJ da empresa;
- Executar rotinas para fechamentos mensais;
- Emitir, conferir e encaminhar obrigações acessórias/documentos aos órgãos competentes (municipais, estaduais e federais) sob responsabilidade do setor Fiscal;
- Analisar atualizações na legislação avaliando a sua aplicabilidade na empresa e procedendo os ajustes no sistema informatizado;
- Orientar colaboradores, clientes e fornecedores sobre devoluções de mercadorias, contratos firmados, aspectos da legislação tributária e sua aplicabilidade na empresa;
- Elaborar estudos tributários relacionados com a viabilidade de novos produtos e investimentos;
- Controlar e disponibilizar informações para manutenção de benefícios fiscais;
- Realizar auditorias nas diversas áreas da empresa, buscando o cumprimento das normas fiscais;
- Manter atualizados os cadastros de produtos referente a exigências fiscais;
- Atender e prestar informações a fiscais e auditores externos;
- Elaborar relatórios com informações gerenciais;
- Analisar legislação vigente identificando oportunidades para redução de tributos;
- Emitir e conferir notas fiscais de entradas (importação) e saídas, conforme a legislação vigente;
- Arquivar documentos mantendo-os organizados e atualizados.