Inscrições para o Minha Casa Minha Vida começam nesta segunda (10): veja quem pode participar
48 minutos atrás
- 09/11/2025
Cada vez mais aposentados e pensionistas buscam respostas após terem benefícios suspensos repentinamente. O que muita gente não imagina é que um procedimento simples, mas indispensável, é o responsável por esse cenário e pode impactar o bolso nos próximos meses.
A exigência da prova de vida como critério para manter o pagamento em dia continua surpreendendo quem esquece da obrigação. Recentemente, mais de 300 pagamentos foram suspensos.
Continua apos o anúncioEntenda o que está por trás desse bloqueio, como sair dessa situação e garanta que o seu pagamento não seja interrompido no próximo ciclo.
O Instituto de Previdência do Estado do Acre (Acreprevidência) alerta que atualmente 343 pagamentos de aposentados e pensionistas nascidos em agosto foram suspensos. O motivo? O não cumprimento do procedimento obrigatório no mês de aniversário do beneficiário.
Continua apos o anúncioO objetivo da exigência é simples: confirmar que o titular do benefício está vivo e evitar fraudes. Ao não realizar a comprovação no período correto, o aposentado ou pensionista tem o pagamento bloqueado até que regularize a situação.
Para realizar a prova de vida, o beneficiário precisa apresentar documentos oficiais que comprovem sua identidade. Os principais são:
Continua apos o anúncio
O beneficiário que teve o pagamento bloqueado ou deseja evitar a suspensão pode conferir informações pelo aplicativo AcrePrev, disponível para download em celulares. Basta acessar o app, fazer o login e seguir as instruções para enviar a documentação exigida com foto.
Continua apos o anúncioQuem prefere o atendimento físico pode comparecer à sede do Instituto, levando todos os documentos originais.
Para casos particulares, como idosos com dificuldades de locomoção, é possível solicitar o agendamento de uma visita domiciliar pelo telefone ou WhatsApp oficial.
O não cumprimento da prova de vida pode resultar no bloqueio imediato do pagamento. Caso não haja regularização, o beneficiário deixa de receber proventos, corre risco de ter o benefício cancelado de forma definitiva e pode sofrer atrasos na reativação.
Continua apos o anúncioPor isso, a recomendação do Acreprevidência é não adiar o procedimento.
Os beneficiários podem consultar se o pagamento foi bloqueado ou se há pendências diretamente pelo aplicativo AcrePrev ou acessando o portal oficial do Acreprevidência. No site, basta fazer o login na área restrita e verificar o status do benefício.
Para esclarecer dúvidas, agendar visita domiciliar ou obter informações detalhadas sobre o procedimento, o cidadão pode acessar o site do Acreprevidência ou utilizar o telefone (68) 3215-4309, disponível também para WhatsApp.
Continue acessando o ASSISTENCIALISMO NOTÍCIAS e fique por dentro de mais notícias sobre assunto.
No vídeo abaixo, veja como funciona a prova de vida do INSS pelo celular:
Fonte: www.assistencialismo.com.br
48 minutos atrás
4 horas atrás
8 horas atrás
14 horas atrás
2 dias atrás
2 dias atrás
2 dias atrás
2 dias atrás
2 dias atrás