Mais de 38 milhões de pessoas estão em posse da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). A busca pelo documento disparou com crescimento de 60% nas emissões em relação ao ano anterior, segundo dados oficiais do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. Se você ainda não fez a sua, agora é a hora de entender todas as mudanças, vantagens e como emitir seu documento atualizado com rapidez e segurança.
Continua apos o anúncioA CIN não é apenas uma atualização estética do antigo RG. Ela traz um conjunto de mudanças:
Entre no site do governo para consultar orientações detalhadas sobre a emissão.
Em alguns estados, você inicia online o processo.
É necessário agendamento em postos de atendimento.
Pessoas que já possuem CPF regularizado terão o número automaticamente vinculado ao documento. Menores de idade precisam estar acompanhados por um responsável legal. Sempre consulte se há regras específicas em seu estado.
No dia agendado, leve toda a documentação. Seus dados serão conferidos e sua biometria coletada.
O prazo médio para entrega da CIN varia de estado para estado, mas fica geralmente entre 5 e 15 dias úteis. Depois disso, já é possível acessar também a versão digital pelo aplicativo GOV.BR.
Continua apos o anúncioA CIN pode ser solicitada nos órgãos de identificação civil estaduais, como:
Consulte no site oficial de identidade do governo a lista de postos atualizada no seu estado para agendamentos.

Após retirar a versão física do documento, acesse o GOV.BR pelo celular e faça login. Siga para “Carteira de documentos”, clique em ‘+’, selecione ‘Carteira de Identidade’ e adicione o documento. A versão digital tem o mesmo valor oficial da impressa, tornando seu dia a dia ainda mais prático.
Continua apos o anúncioA primeira via da nova Carteira de Identidade Nacional é totalmente gratuita. Para quem já tem o documento antigo e deseja atualizar, a emissão da segunda via pode ser cobrada, com valores que variam conforme cada estado. Isenções podem ser aplicadas para pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica, mediante comprovação.
Lembre-se: o documento físico garante acesso facilitado a serviços federais, estaduais e municipais, e a versão digital é emitida sem custo adicional, bastando baixar e acessar pelo GOV.BR.
Para mais atualizações, acesse o site Assistencialismo Notícias.
Fonte: www.assistencialismo.com.br
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